Educação nas Virtudes


  • A educação nas virtudes é possível e necessária desde a mais tenra idade. Com a repetição constante de ações positivas vividas na escola e, principalmente, na própria família, pode-se alcançar uma ação educativa integrada capaz de criar hábitos estáveis, que são a base do comportamento virtuoso.


    Parte essencial de nosso modelo pedagógico, a educação nas virtudes (Ordem, Obediência, Alegria, Civilidade, Trabalho, Sinceridade, Fortaleza, Generosidade, Respeito ao Meio Ambiente, entre outras) fomenta desde cedo na criança o desejo de serem boas pessoas, capazes de contribuir para um mundo melhor.


    As crianças aprendem as virtudes pela prática de pequenos hábitos adequados à sua faixa etária e no período sensitivo mais apropriado. Sempre de maneira lúdica e divertida. A repetição em casa e na escola de lemas simples, como: “jogo os papéis na lixeira”, “faço as coisas com alegria”, “sou valente e digo a verdade”, incentiva a aquisição desses bons hábitos e salvaguardam a unidade de princípios que deve haver entre a escola e a família.


    Uma educação verdadeiramente integral é aquela que desenvolve na pessoa uma série de atitudes e comportamentos que lhe permitam no futuro atuar com liberdade e responsabilidade, tomando decisões com segurança, autonomia e um positivo senso crítico.



...
...
...

© Copyright 2017. Todos os direitos reservados. ...