Ferramentas Pedagógicas


  • Bits de Aprendizagem

    Os bits são estratégias pedagógicas que proporcionam uma grande quantidade de estímulos lúdicos. Trabalhamos com três grupos de bits: imagens/palavras, números/quantidades e de inteligência. O primeiro auxilia na aquisição de linguagem, trabalhando memorização e concentração; o segundo trabalha quantificação e sequência numérica; e o terceiro, por fim, objetiva a ampliação do vocabulário da criança por meio de conhecimentos gerais.


    Os objetivos dessa ferramenta são alcançados por meio da obtenção de informações ricas e complexas, estímulos de atenção e memória visual e auditiva. Também contribuem para o fortalecimento da rede neuronal, favorecendo o aumento da capacidade de retenção da informação. Isso faz que a criança consiga relacionar as informações por intermédio da criação de conexões que propiciam futuros conhecimentos. Além de enriquecer o vocabulário, a linguagem e o raciocínio lógico-matemático, a criança aprende brincando.



    Cantos de Aprendizagem

    São espaços delimitados na sala de aula, nos quais a professora forma de 2 a 5 grupos: Lúdico, de Linguagem, Lógico-matemático, de Experiências e de Artes.


    As crianças, individualmente ou em grupos, realizam simultaneamente diferentes atividades de aprendizagem.


    Essa estratégia pedagógica desenvolve as dimensões afetiva, intelectual e social, pois trabalha o espírito de liderança e de serviço por meio de encargos, respeita o ritmo de aprendizagem de cada criança, valoriza o processo de aprendizagem de cada aluno e estimula o raciocínio lógico e a dedução a partir da experimentação.


    As atividades escolhidas pela professora são ativas e não passivas, pois o aluno é visto como agente de sua aprendizagem, afinal ele é o protagonista e atua de forma conjunta com sua professora que o conduz nesse processo.



    Grupo Coloquial

    A prática pedagógica denominada Grupo Coloquial acontece para que a professora apresente às crianças os conteúdos previstos no plano de aulas por meio de uma roda de conversa e de questionamentos, levando em consideração o que a criança vivencia em seu dia a dia. Estes conteúdos estão distribuídos em três áreas de conhecimento: conhecimento de si mesmo, do mundo físico e desenvolvimento da comunicação-representação.


    Os objetivos das áreas complementam-se, buscando desenvolver, por meio da experiência sensível, a observação, a exploração, a compreensão, o conhecimento, o valor das coisas e a gratidão.


    Esta atividade é realizada com todo o grupo de alunos e é necessária a contribuição de informações e pautas por parte da professora para a aquisição dos objetivos previstos.



    Passeio de Aprendizagem

    O Passeio de Aprendizagem é o nosso “laboratório” semanal, pois por meio da observação as crianças exploram seu ambiente escolar, passeando e aprendendo ao mesmo tempo.


    A professora prepara todo o percurso com duas ou três paradas nas quais os alunos têm oportunidade de explorar hábitos de boa conduta, vocabulário e conceitos que estão sendo trabalhos durante o mês.


    O Passeio de Aprendizagem tem como objetivo desenvolver a motricidade, os sentidos, a memória e a curiosidade intelectual.





    Material didático exclusivo

...
...
...

© Copyright 2017. Todos os direitos reservados. ...